A Chave para o Sucesso!
Chave para o Sucesso: Como o poder de negociação dos fornecedores impulsiona a lucratividade empresarial
Por Sophia Faim
Por que é tão importante a negociação com fornecedores? Se você já se perguntou isso, a resposta é simples, a negociação com fornecedores é uma das maiores chaves para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. A negociação de bons preços acaba impactando diretamente no preço final, e claro, para o consumidor o bom preço caminha de "mãos dadas" com vantagem competitiva. As negociações têm como objetivo determinar a melhor relação custo-benefício para a empresa, assim possibilitando uma garantia de melhor prazo de entrega e de uma alta qualidade dos produtos, porém existem alguns fatores que precisam ser considerados na estratégia de negociação com os fornecedores, sendo elas os preços, prazos de entrega, formas de faturamento, flexibilidade do fornecedor para renegociações, entregas pontuais, dentre outros aspectos.
Outra questão que é importante de entender é de como o poder de negociação pode impactar diretamente na lucratividade das empresas? Primeiramente um ponto relevante é em relação aos preços competitivos, já que os fornecedores que têm um maior poder de negociação podem impor preços mais elevados, reduzindo as margens de lucro da empresa, e assim, as empresas que não sabem negociar acabam criando uma certa desvantagem com seus concorrentes, devido aos custos mais elevados dos produtos. A disponibilidade de recursos também é impactada, pois se um fornecedor é uma fonte de grande importância para determinado recurso, eles podem restringir a disponibilidade ou aumentar os preços, e isso pode prejudicar a empresa a cumprir seus prazos de produção e atender as demandas de clientes. A qualidade dos produtos é outro fator muito importante, pois os fornecedores que têm o poder de negociação podem influenciar na qualidade e nos serviços que a empresa fornece. A qualidade e a inovação podem resultar em produtos superiores que alavancam seus negócios. Por fim, os custos operacionais também podem influenciar outros custos, como por exemplo os prazos de pagamento, a condição de entrega do produto, a negociação pode fazer com que os custos sejam reduzidos.
Para maximizar a lucratividade de um negócio por meio da negociação, as seguintes estratégias podem ser utilizadas, sendo elas a diversificação de fornecedores que reduz a dependência de apenas um fornecedor e diminui o risco de falhas no suprimento, sendo assim a análise de mercado, faz com que a empresa estude suas concorrências e que a empresa consiga identificar oportunidades de negociação com outras empresas parceiras. Acordo a longo prazo, que garante uma maior estabilidade para o negócio, a inovação conjunta que ajuda com projetos de inovação e desenvolvimento da empresa, para criar produtos diferenciados, e, concluindo, a negociação habilidosa que desenvolve habilidades de negociação e desenvolvimento de produtos que fortalecem as relações da empresa.
Ademais, o poder da negociação é algo de extrema importância para a lucratividade da empresa, otimizar essa dinâmica pode fazer com que a empresa cresça exponencialmente e crie uma maior competitividade no mercado, favorecendo sua empresa.