Loading...
FB Instagram

A revogação tributária sobre os combustíveis

NOTÍCIA
A revogação tributária sobre os combustíveis

A revogação tributária sobre os combustíveis

Por Guilherme Vinagre e Yasmin Carmo


Como a revogação tributária sobre os combustíveis pode afetar o seu negócio? 


O retorno da cobrança dos impostos federais sobre os combustíveis vêm trazendo discussões aqui no Brasil. Em 2022, por uma medida provisória, os impostos federais (PIS e COFINS) foram isentos dos combustíveis para tentar acalmar a inflação, a isenção iniciou-se em junho de 2022 com duração até 31 de dezembro de 2022. Porém, no primeiro dia de 2023, o presidente Lula prorrogou a medida para gasolina e etanol até 28 de fevereiro de 2023 e para o diesel até 31 de dezembro de 2023. Agora, em março, o governo reduziu o PIS/Confins para R$0,47 por litro de gasolina e R$0,02 por litro de etanol. 

A retomada dos impostos veio junto com uma redução nos preços de venda do diesel e  gasolina. A Petrobras declarou uma redução sobre o preço dos combustíveis, anunciou uma queda de 4% do preço da gasolina e 2% do valor do diesel repassado às distribuidoras. A Petrobrás está diminuindo os valores com o objetivo de balizar o preço interno com o preço internacional dos combustíveis, logo deve-se observar também uma redução nos dividendos distribuídos pela Petrobrás. 

O aumento dos preços dos combustíveis pode afetar as empresas e empreendedores de  várias maneiras, como uma maior dependência de fontes alternativas de energia, redução da capacidade de investimento, aumento da concorrência e aumento dos custos de transporte e produção. Logo, para as empresas que dependem do transporte rodoviário, sua margem de lucro pode acabar reduzindo-se de maneira relevante. Sendo assim, alguns serviços de consultoria são essenciais para auxiliar essas empresas no quesito de controle financeiro e organização. 


Uma boa alternativa para esse problema de aumento de preço dos combustíveis é a elaboração de um planejamento financeiro com o propósito de se organizar financeiramente para conseguir se adaptar aos aumentos de preço dos combustíveis. Caso sua empresa necessite do uso tanto direto, como indireto de combustíveis para operar no mercado, uma boa solução para isso é fazer uma nova precificação de seu serviço/produto com a finalidade de se adequar ao mercado atual, e não se lesar com os aumentos de preço. 

É de extrema importância adaptar o seu negócio para qualquer volatilidade de preços o quanto antes, a fim de não prejudicar o financeiro de sua empresa e não causar um problema ou até mesmo uma paralisação em suas operações. Por isso, é indispensável o auxílio de uma consultoria para seu negócio, a chave para uma boa gestão está pautada no bom controle financeiro e organização de sua empresa.


Este site utiliza cookies para analisar e personalizar conteúdos. Para mais informações visite a nossa Política de Privacidade.

Receba notícias e novidades