Como o Marketing possibilitou o Rock in Rio
Criado em 1985, durante a Ditadura Militar brasileira, o Rock in Rio sempre foi sinônimo de grandes shows, que sempre abrangeram os mais diversos públicos, desde rock clássico e heavy metal, a artistas de pop e, mais recentemente, funk. Sempre teve em sua line-up artistas de peso, tanto nacionais quanto internacionais, que trazem pessoas de todo o país para o Rio de Janeiro, celebrar o festival.
No entanto, o que poucos se atentam (apesar de presente em todos os materiais do evento), é a importância fundamental das parcerias que ele possui. De fato, sem grandes marcas, o Rock in Rio não seria possível, pois, como notou seu fundador logo no primeiro evento, um festival de tal magnitude seria impossível de ser custeado somente com o preço dos ingressos: era preciso que marcas internacionais o patrocinassem em troca de publicidade, e para tal, logo no primeiro evento, marcas como Coca-Cola, McDonalds, O Globo, Nestlé e Brahma integraram a lista de patrocinadores.
De fato, tal parceria com marcas já dura 37 anos, com estas aderindo à proposta com o objetivo de, ao longo dos dias, serem alvo de câmeras e comentários que as promovem por todo o mundo. Com isto em mente, uma nova estratégia, o Marketing de Experiência, foi elaborado nos últimos anos: por meio de experiências como tirolesa, roda gigante e espaços exclusivos, impactam o público e atingem outros 3 pontos: a assessoria de imprensa, a publicidade e o digital, que auxiliam o primeiro para garantir que, o que acontece no festival, não fica só por lá.
Com efeito, a parceria tornou ambas as partes (a organização do Rock in Rio e as marcas) interessadas em trazer o maior público e a maior atenção possível ao evento, para que as experiências deste, tanto as criadas pela organização como as promovidas pelas empresas, sejam propaganda dele. Ademais, diversas marcas se valem de tal parceria para capturar a atenção de seus consumidores de forma mais sutil que propagandas e vídeos: inserem o logo do Rock in Rio em rótulos, embalagens, copos e até mesmo materiais publicitários não vinculados ao festival, ampliando a noção de parceria entre os consumidores e trazendo a jovialidade que o festival celebra para seu produto.
Por fim, uma adição recente às formas de propagar o evento foi a parceria do mesmo com influenciadores digitais. Estes, por terem uma grande audiência que os acompanha diariamente (e por tal familiaridade, confiam neles), ajudam a levar todos os detalhes do evento por meios e formas que a propaganda tradicional não conseguiria. Esse formato de divulgação tem tido tamanho sucesso que, além dos materiais e lembretes repassados aos influenciadores para estes repostarem, são convidados a participarem do evento, ganhando acesso às áreas vip, além de produtos e experiências das marcas parceiras, resultando em um cenário onde todos, o influenciador, as marcas e o Rock in Rio, se beneficiam.
Portanto, é claro que um dos pilares do evento é sua parceria e divulgação por meio de marcas, pois são elas que até hoje permitem que o evento aconteça, que possua as line-ups pela qual é famoso, que tenha as experiências únicas que proporciona e que seja o alvo de atenção de milhões antes, durante e após acontecer.