Marketing Holístico, o que é e quais são suas tendências
Marketing Holístico, o que é e quais são suas tendências para o futuro?
Por Marina Grohmann
Com o passar dos anos, o marketing tem se tornado uma das principais ferramentas para cativar e conquistar o público. É por meio do marketing que as empresas podem atrair clientes, construir uma marca sólida e alcançar objetivos, ou seja, sua importância vai além de uma venda de produto ou serviço, envolve a criação de uma conexão entre a marca e o público-alvo. Atualmente existem diversos tipos diferentes de marketing, onde cada um irá focar no objetivo final, como por exemplo o marketing B2B, onde sua estratégia concentra-se em promover produtos ou serviços para outras empresas. A Ibmec Consultant Júnior é uma empresa que utiliza desse marketing, onde serviços de consultoria são vendidos para outras empresas, que visam encantar seus clientes. Dentro desses vários tipos de marketing existe um que engloba várias áreas dentro de uma empresa, que é o marketing holístico.
O marketing holístico consiste em integrar diferentes setores da equipe em torno de uma meta principal, o crescer como um todo, isto é, considerar todos os processos de uma empresa como uma única coisa. A divisão por setores, diferentes objetivos e processos separados é esquecida, isto porque a unidade deve permanecer na estratégia da companhia, onde todos os departamentos devem trabalhar em conjunto para desenvolver uma ideia homogênea e positiva para passar para o consumidor. No fim, o objetivo sempre será convencer o público a adquirir o serviço ou produção da sua marca e não o da concorrência.
Esse tipo de marketing apresenta quatro pilares, o marketing integrado, de relacionamento, de performance e interno. O marketing integrado necessita que os 4P 's (produto, preço, praça e promoção) estejam bem definidos, além de atuarem de forma sincronizada, para que então a empresa consiga passar a mensagem correta para o cliente. Com esses pontos sincronizados, é muito mais simples cativar a atenção do público-alvo. O marketing de relacionamento são todas as ações tomadas por um negócio a fim de criar e manter um bom relacionamento com os clientes. Muitas dessas ações são pensadas para que as pessoas fiquem encantadas com os serviços pré-datados, como por exemplo um plano fidelidade, o envio de ofertas para os clientes, mandar mensagens em datas especiais, prestar um bom atendimento, entre outros. O foco é deixar claro para o cliente que ele é significante para a empresa, para que então o mesmo opte pela sua marca.
O marketing de performance visa estudar para entender se as estratégias aplicadas estão proporcionando o retorno esperado, ou seja, é um monitoramento de todas as atividades feitas pela companhia para identificar e entender como está sendo a resposta do público. Com isso, é possível ter métricas sobre a qualidade do produto ou serviço, o resultado financeiro, a repercussão da empresa, entre outros, e, ao saber desses dados, pode-se justificar o investimento no marketing, além de ver o que deve ser mudado e o que deve ser mantido.
Por fim, o marketing interno é realizado analisando o público interno da empresa, isto é, seus funcionários, onde são promovidas uma melhor infraestrutura, ações e benefícios, isso para que a motivação e satisfação aumente, melhorando a sensação de reconhecimento da empresa. Um trabalhador mais motivado e feliz oferece um serviço com uma melhor qualidade, o que gera um resultado positivo para os clientes, que receberão um melhor serviço ou produto.
Com isso, ao adotar o marketing holístico, os objetivos almejados são: ter uma melhor construção de marca, ter consistência e possuir uma melhor eficiência e eficácia no funcionamento do negócio. Por isso é uma estratégia tão importante, já que inova as abordagens da companhia para o público, proporcionando uma melhor experiência para as pessoas, algo que só traz retornos positivos (novos clientes, lucro maior).
Ademais, o marketing holístico apresenta algumas tendências para o futuro, como a experiência centrada no cliente, onde as empresas buscam criar jornadas de interação, pensando na vivência positiva do cliente, além da personalização em massa, ou seja, cada vez mais as companhias (a partir de tecnologia e dados) irão personalizar as mensagens e ofertas para conseguir atender as necessidades individuais de seus clientes em grande escala (para então se conectar cada vez mais com as pessoas). Outras tendências serão a automação do marketing, onde as companhias buscam automatizar e otimizar tarefas repetitivas, permitindo uma segmentação eficaz, personalização em escala e acompanhamento do desempenho de campanhas, para então proporcionar uma melhor eficiência nos resultados. Por fim, a responsabilidade social e sustentabilidade também será um tendência, isto porque os consumidores se atentam cada vez mais com essas pautas dentro das empresas, e o marketing holístico irá englobar esta ideia, incorporando valores éticos e ambientais nas práticas de marketing e em suas mensagens, ganhando cada vez mais o público.
Concluindo, como foi apresentado acima, um dos pilares do marketing holístico é o marketing integrado, que necessita dos 4P 's bem definidos. Este é um serviço oferecido pela Ibmec Consultant Jr, onde é realizado uma análise do produto, preço, praça e promoção, para então realizar estratégias para maximizar esses pontos. Sendo assim, caso o assunto discutido no artigo tenha te interessado e caso queira implementar o marketing holístico no seu negócio, a Júnior estará sempre a sua disposição para ajudar e alavancar sua empresa!