O que saber antes de abrir a sua empresa?
O que saber antes de abrir a sua empresa?
Por Marina Grohmann
Quando um empreendedor tira a ideia do papel e de fato inicia sua companhia, existem alguns erros que são os mais comuns, e, quando não resolvidos, podem levar ao fechamento do estabelecimento. O primeiro erro é “não possuir um plano de negócios”, isto é, não se planejar pensando no futuro e “ir vendo onde que a empresa irá”, algo que não funciona. Ao iniciar um negócio, o planejamento (financeiro, documentos, estratégias, etc) são parte desse momento inicial e continuam acompanhando a empresa, dado que sem um planejamento, as coisas não andam da forma que deveriam. Ao realizar um plano de negócios, a chance de sucesso aumenta, sendo assim, não é algo que pode ser comedido. O segundo erro é “deixar de priorizar a organização fiscal, contábil e financeira”, ou seja, quando foca-se nas ações que serão tomadas e ao fazer isso, deixar a parte financeira de lado, área de uma empresa que deve ser analisada com frequência para que o negócio não se endivide, por exemplo.
Dito isso, existem algumas coisas que você deve saber antes de abrir um negócio. A primeira dica é entender e refletir as suas habilidades, ou melhor, se de fato foi identificada uma oportunidade de negócio, isso porque abrir uma empresa é um passo que requer muita preparação, além de se perguntar se existem chances e se o empreendedor possui o perfil para conseguir lidar com o mercado. A segunda dica é analisar e escolher o melhor segmento para o negócio, em outras palavras, estudar e entrar no mercado que mais trará lucro. É essencial que este passo seja realizado com muito cuidado, pois é uma das primeiras etapas ao iniciar um empreendimento e conseguir entrar no segmento correto, diminuindo as chances de tomar decisões errôneas. A terceira dica é realizar um plano de ação, isto é, possuir um planejamento, visto que, para que os objetivos e metas sejam alcançados, o empreendedor necessita de um planejamento para seguir, que o ajudará a identificar e refletir o tempo, capital e recursos que serão necessários para cumprir com os objetivos.
Para mais, a quarta dica é escolher o sócio com muito cuidado e critério, isto porque será uma pessoa que acompanhará a empresa e o empreendedor, logo, deve ser uma pessoa preparada, com habilidades que o mercado exige e que esteja alinhada com as metas, para evitar possíveis conflitos. A quinta dica é saber que a ajuda sempre será necessária, pelo motivo de que fazer um negócio funcionar sozinho é praticamente impossível, por isso, é importante que o empreendedor saiba contratar e treinar uma equipe preparada, que irá agregar na empresa. Por fim, a sexta dica é conhecer quem é o seu cliente, quer dizer, saiba qual é a persona do negócio, isso porque entender os padrões e comportamentos das pessoas ajuda o empreendedor a direcionar o produto ou serviço para esse público, além de estimular o consumo e crescimento da empresa.
Ademais, a última dica apresentada no artigo foi a realização da definição de persona, um fator essencial que o empreendedor deve possuir antes de abrir seu negócio. A Ibmec Consultant Jr. possui entre seus serviços a definição de persona (serviço que está dentro da área de marketing estratégico, que conta com, além da definição de persona, os 4P’s do marketing e o posicionamento de marca), onde uma pesquisa que envolve as preferências, hábitos e necessidades do público do negócio é elaborada, para levantar as informações necessárias para a criação do perfil do cliente ideal, ou seja, a persona.
Concluindo, abrir um negócio requer muita preparação, planejamento e conhecimento, além de que será um desvio diário para o empreendedor, que terá que lidar com situações adversas, problemas internos e externos. Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível, assim, é indispensável ter um guia para começar a pensar nesse novo passo.