Loading...
FB Instagram

A relação de Big Data com Startups

NOTÍCIA
A relação de Big Data com Startups

A relação de Big Data com Startups

Big Data, termo surgido em 1977, tem como definição o extenso volume de dados seja estruturado ou não. Atualmente, o volume de dados vem aumentando exponencialmente o que torna necessário a organização para assim, uma melhor utilização dos mesmos. O volume de dados, Big Data, é tão volumoso que o software tradicional de processamento simplesmente não consegue gerenciá-los o que, consequentemente torna os novos softwares caros por haverem uma maior adaptação e armazenamento de dados, assim uma tecnologia mais sofisticada. Dessa forma, por mais que as Big Datas possuam um software de alto valor, elas podem ser altamente vantajosas para startups.

      As Big Datas são os novos motores da economia mundial. O conceito de Big Data está relacionado a 5 características diferentes, chamadas de 5Vs: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. O volume diz a respeito à quantidade de dados, fontes variadas adquiridos pelas empresas. A velocidade é apresentada como uma das principais características do Big Data, devido a alta quantidade de dados. A variedade está relacionada a quantidade de dados obtidos, assim sendo de fontes distintas, sendo estruturados de formas totalmente diferentes, como de dados numéricos, textos... O valor está associado ao quanto que a informação vai ser preciosa para o negócio, assim agregando seu valor. E por último existe a veracidade, que é a qualidade das informações, dessa forma em um ambiente onde se há presente muitos dados pode ser que haja informações não verídicas. Em vista com as 5Vs da Big Data é possível concluir que, seu consumo para interpretar os dados que servirão de insights para as empresas é muito custoso.

         Entretanto, apesar do seu valor ser alto, tais dados, se usados de maneira correta otimizam os processos, reduzem os custos e aumentam a produtividade das empresas. Por meio do Big Data, é possível entender o cenário do mercado, a satisfação com uma marca, as necessidades de determinado público, entre outras análises. Dessa forma, ela é capaz de gerar uma significativa vantagem competitiva para as organizações que precisam estar sempre à frente dos seus concorrentes, ou seja, tomar decisões assertivas em cenários pouco favoráveis, favorecer as estratégias de marketing e tantas outras práticas utilizadas favorecidas graças ao alto volume de dados disponíveis. Conforme uma pesquisa realizada pelo site Entrepreneur, as empresas que usam Big Data têm redução de custos de 10% e aumento nos lucros de 8%. Diante disso, pode-se concluir que as Big Datas são muito favoráveis para uma assertividade no cenário empresarial, principalmente para as startups.

         Em suma, apesar das Big Datas necessitarem de um valor de custo muito alto, podem ser extremamente benéficas e redutoras de gastos finais para as startups e empresas tradicionais.  

Este site utiliza cookies para analisar e personalizar conteúdos. Para mais informações visite a nossa Política de Privacidade.

Receba notícias e novidades