As 5 Forças de Porter
Michael Porter fundou a empresa de consultoria do Monitor Group. A ferramenta das 5 Forças, desenvolvida por ele, serve para que as organizações entendam que fatores influenciam a capacidade de uma empresa em atender seus clientes e obter lucro. As 5 forças de Porter funcionam como pilares para uma empresa. A ideia é que, caso algum pilar seja modificado, a empresa precise reavaliar seu posicionamento estratégico no mercado.
Quais são as 5 forças de Porter?
1. Ameaça de produtos substitutos
2. Ameaça de entrada de novos concorrentes
3. Poder de negociação dos clientes
4. Poder de negociação dos fornecedores
5. Rivalidade entre os concorrentes
Força 1: Ameaça de produtos substitutos
Porter destaca a importância de se saber o quanto os clientes estão inclinados a mudar de produto e o que os levam a isso.
Força 2: Ameaça de entrada de novos concorrentes
Para essa força, o que deve ser levada em consideração é a dificuldade de uma empresa ingressar em um mercado. Quanto mais difícil for a entrada de concorrentes, menor será essa intimidação.
Força 3: Poder de negociação dos clientes
Um mercado que possua muitas empresas e poucos clientes faz com que o poder negociação deles seja alto.
Força 4: Poder de negociação dos fornecedores
O poder de negociação dos fornecedores é enorme em um segmento marcado por um monopólio, no qual a empresa ditará as regras do mercado, definindo preços e prazos.
Força 5: Rivalidade entre os concorrentes
A rivalidade entre os concorrentes diz respeito ao nível de competição existente entre os players do mercado. Assim, quanto maior a competição, menores as margens de lucro.