Loading...
FB Instagram

Motivos pelos quais uma startup falha

NOTÍCIA
Motivos pelos quais uma startup falha

Motivos pelos quais uma startup falha

Com o objetivo de trazer inovação para o mercado, foram criadas as startups. Uma Startup é uma empresa que nasce com uma ideia inovadora e busca provocar um impacto na sociedade. Ela nasce com poucos recursos e precisa de investimentos, assim como de uma boa gestão para garantir seu crescimento. Por serem empresas que estão começando do zero, elas acabam sendo consideradas de alto risco, principalmente no início, quando não apresentam grandes resultados. Porém, o processo para fazê-las crescer não é tão simples quanto parece, cerca de 25% dos novos negócios falham no primeiro ano de operação, mas você sabe por que isto ocorre?

Começar um novo negócio apresenta muitas falhas iniciais, um dos maiores erros é envolver muitos funcionários logo no início esperando alcançar um crescimento acentuado de primeira. Quando uma startup inaugura com muitos sócios, a probabilidade de fracassar é altíssima, pois a chance de haver desentendimentos entre os clientes é maior, podendo gerar em um desalinhamento de interesses. Não só isso, mas esse grande número de funcionários pode acabar gerando um mal relacionamento entre a equipe e os fundadores, causando discórdias que podem até resultar em uma desarmonia entre os membros. Portanto, é fundamental que haja um bom relacionamento e convívio entre todos para que a startup funcione da maneira devida.

Outro problema que pode levar uma startup a falência, são as dificuldades na precificação e na hora de manusear as finanças da empresa. Muitos iniciadores não conseguem criar um produto com um preço atrativo para clientes e eficiente o suficiente para cobrir os custos. Por conta disso, acabam colocando preços muito elevados que geram um desinteresse nos clientes, o que faz a startup não evoluir. Além disso, muitos acabam não sabendo alocar os seus recursos financeiros de forma correta, podendo gerar confusões e assim, os levando a falência.

Por último, existe um problema que muitos fundadores não levam em consideração ao começar seu próprio negócio, que é a demanda pelo mercado. É necessário que, antes de se iniciar um novo empreendimento, os sócios realizem uma pesquisa profunda para entender quais são as necessidades atuais do mercado, para dessa forma, poderem satisfazer os interesses dos clientes. Muitos pensam em desenvolver soluções que lhes parecem favoráveis ao em vez de averiguar se elas realmente atendem ao que o mercado precisa.

Tendo isso em vista, é notório que o processo para desenvolver uma startup não é tão básico quanto parece. É um processo muito trabalhoso que requer investimento e estudo. Para ter sucesso, pense sempre em criar um produto inovador, que agregue valor ao mercado; fique sempre atento aos preços e coloque valores justos, pois estes fazem toda a diferença em um negócio que está apenas se iniciando; tenha uma equipe motivada, com poucos colaboradores para não gerar uma desarmonia entre a equipe; por último, sempre fique atento para não levar o seu negócio a falência, visto que uma startup enfrenta diversos riscos que podem afetar toda a trajetória da empresa no futuro.

Este site utiliza cookies para analisar e personalizar conteúdos. Para mais informações visite a nossa Política de Privacidade.

Receba notícias e novidades