Loading...
FB Instagram

Valuation: Como pode ser um aliado ao seu negócio

NOTÍCIA
Valuation: Como pode ser um aliado ao seu negócio

Valuation: Como pode ser um aliado ao seu negócio

André Lipay

Como o Valuation pode ser um aliado no sucesso do seu negócio


O valuation, consiste em determinar o valor justo de uma empresa, ativo ou

investimento, usando diferentes métodos e cálculos financeiros. Ele pode ser feito

principalmente quando a empresa pretende realizar algum tipo de operação de venda, fusão

ou aquisição de outras companhias e é fundamental para auxiliar na tomada de decisão, já

que vai apresentar além da estimativa de um preço final, possíveis inconsistências e

peculiaridades sobre cada negócio.


Existem diversos métodos de valuation para chegar nesse preço justo, que podem

variar de acordo com o objetivo do contratante. Os mais comuns são: a análise de fluxo de

caixa descontado ou DCF (muito utilizada por empresas que possuem fluxos de caixa

previsíveis); avaliação por múltiplos (realizada para comparar o valor de uma empresa com

outras empresas semelhantes do mesmo setor); avaliação por opções reais ou relativa e o

book value. Cada técnica possui suas próprias vantagens e desvantagens, e sempre há

margem para a interpretação do resultado, visto que os cálculos fornecem uma percepção

de mercado baseado nas informações financeiras e premissas fornecidas para a avaliação.


Para uma análise bem elaborada e precisa dos valores finais, é essencial que haja

uma verificação atenta na arguição inicial do desempenho financeiro, estrutura do negócio

e modelo societário. Isso inclui a utilização e revisão de balanços financeiros,

demonstrações de resultados e fluxo de caixa, além de uma imersão no modelo de negócio

da empresa avaliada considerando todas as particularidades envolvidas em cada transação.

Ademais, é importante ressaltar que a conjuntura macroeconômica atual como as condições

gerais do mercado, taxa de juros e fatores específicos do setor exercem uma enorme

influência nos múltiplos adotados para as premissas e adoção de valores futuros.


Essa prática não é uma ciência exata e escolher o método e as premissas mais

adequadas podem se tornar algo subjetivo, apesar dessa atividade não ser restrita a um

profissional específico vale evidenciar que não é uma tarefa fácil de se realizar sem suporte ou uma prática e estudos prévios. O valuation pode apresentar algumas limitações como

discordância das informações básicas, podendo levar a resultados imprecisos e a

necessidade de atualizações periódicas, gerando um trabalho extra caso queira acompanhar

a evolução do negócio em conjunto com as mudanças exógenas.


Por fim, o valuation é uma ferramenta valiosa que pode ajudar a avaliar a saúde

financeira da sua empresa, bem como o seu valor justo de mercado. No entanto, o valor

justo da empresa vai variar dependendo da sua perspectiva e julgamento pessoal e daquele

que realizou os cálculos, por isso não deve ser o único método utilizado em uma tomada de

decisão. Alguns serviços de consultoria podem ajudar a acompanhar as tendências e

manter o planejamento financeiro do seu negócio atualizados e em boas condições para

realizar o valuation no momento certo e da maneira ideal maximizando os benefícios para o

seu negócio.


Este site utiliza cookies para analisar e personalizar conteúdos. Para mais informações visite a nossa Política de Privacidade.

Receba notícias e novidades