Valuation: Como pode ser um aliado ao seu negócio
André Lipay
Como o Valuation pode ser um aliado no sucesso do seu negócio
O valuation, consiste em determinar o valor justo de uma empresa, ativo ou
investimento, usando diferentes métodos e cálculos financeiros. Ele pode ser feito
principalmente quando a empresa pretende realizar algum tipo de operação de venda, fusão
ou aquisição de outras companhias e é fundamental para auxiliar na tomada de decisão, já
que vai apresentar além da estimativa de um preço final, possíveis inconsistências e
peculiaridades sobre cada negócio.
Existem diversos métodos de valuation para chegar nesse preço justo, que podem
variar de acordo com o objetivo do contratante. Os mais comuns são: a análise de fluxo de
caixa descontado ou DCF (muito utilizada por empresas que possuem fluxos de caixa
previsíveis); avaliação por múltiplos (realizada para comparar o valor de uma empresa com
outras empresas semelhantes do mesmo setor); avaliação por opções reais ou relativa e o
book value. Cada técnica possui suas próprias vantagens e desvantagens, e sempre há
margem para a interpretação do resultado, visto que os cálculos fornecem uma percepção
de mercado baseado nas informações financeiras e premissas fornecidas para a avaliação.
Para uma análise bem elaborada e precisa dos valores finais, é essencial que haja
uma verificação atenta na arguição inicial do desempenho financeiro, estrutura do negócio
e modelo societário. Isso inclui a utilização e revisão de balanços financeiros,
demonstrações de resultados e fluxo de caixa, além de uma imersão no modelo de negócio
da empresa avaliada considerando todas as particularidades envolvidas em cada transação.
Ademais, é importante ressaltar que a conjuntura macroeconômica atual como as condições
gerais do mercado, taxa de juros e fatores específicos do setor exercem uma enorme
influência nos múltiplos adotados para as premissas e adoção de valores futuros.
Essa prática não é uma ciência exata e escolher o método e as premissas mais
adequadas podem se tornar algo subjetivo, apesar dessa atividade não ser restrita a um
profissional específico vale evidenciar que não é uma tarefa fácil de se realizar sem suporte ou uma prática e estudos prévios. O valuation pode apresentar algumas limitações como
discordância das informações básicas, podendo levar a resultados imprecisos e a
necessidade de atualizações periódicas, gerando um trabalho extra caso queira acompanhar
a evolução do negócio em conjunto com as mudanças exógenas.
Por fim, o valuation é uma ferramenta valiosa que pode ajudar a avaliar a saúde
financeira da sua empresa, bem como o seu valor justo de mercado. No entanto, o valor
justo da empresa vai variar dependendo da sua perspectiva e julgamento pessoal e daquele
que realizou os cálculos, por isso não deve ser o único método utilizado em uma tomada de
decisão. Alguns serviços de consultoria podem ajudar a acompanhar as tendências e
manter o planejamento financeiro do seu negócio atualizados e em boas condições para
realizar o valuation no momento certo e da maneira ideal maximizando os benefícios para o
seu negócio.